terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dakini e Dakas

Dakinis

são semi deusas, guardiãs desencarnadas, que tem por função inspirar, testar e ajudar as pessoas no seu darma (caminho de evolução). Correspondem exatamente as Pombas Giras da umbanda brasileira, mas no oriente as pessoas não as veem com a conotação e o estereotipo pejorativo e degradativo que nós ocidentais lhes damos. No oriente eles as definem como voláteis e compreendem muito bem que elas não são boas ou más mas apenas atuam, inclusive lhe prejudicando se isso for necessário para sua evolução. Nas práticas da lótus descobrimos que são espíritos que tiveram alguma tristeza ou macula nos seus sentimentos e escolheram ajudar as pessoas em sua evolução até que elas próprias curem sua dor e evoluam. Nunca pensamos no que acontece com uma grande rainha ou qualquer mulher, ou até uma divindade ou grande guru quando desencarna ferida, traída ou infeliz. Não conseguem ficar nas dimensões mais elevadas. É incomodo como estar numa ilha do amor, sendo apenas você sozinho e triste. Estar na parte de baixo da roda das encarnações, entre aqueles que sofrem traz profundo conforto e a chance de se curar auxiliando os seres e ajudando a dar consciência de quão ruim foram seus atos para os demais. Dakis são as dançarinas do éter, movimentando todos os elementos. A Dakini tem '"uma mente brilhante sabedoria muito afiada que é intransigente, honesta, com um pouco de ira." ( Khandro Rinpoche ).


Daka - Guardião, guerreiro, exu como na umbanda. Alinha a energia e protege para que se possa evoluir. Assim como as dakinis podem ser humanos ou não humanos, sim, pois seres de outros planetas, elementais e devas podem ser dakinis ou dakas. 

Pawo ou daka no caminho

"Embora o termo Daka é raramente usado , Pawo é mais comumente empregado. Significa '' homem corajoso ' ' ou ' ' herói ' ' ou ' ' guerreiro espiritual '', e como Dakini pode referir-se a vida ou ser sobrenatural . Como é típico no budismo do guerreiro não é sobre a salvação individual , mas, como a Sabedoria Dakini, o Pawo tântrico está comprometido com o ideal Bodhisattwa de libertar todos os seres.
'' O guerreiro, fundamentalmente , é alguém que não tem medo de espaço. ''
( Chogyam Trungpa )
Chamamos as dakinis e dakas para nos auxiliarem a evoluir, para ter proteção na vida e nas práticas meditativas, para as coisas entrarem em movimento, Para evitar ataques espirituais, desmanchar magias e remover obsessores.
Dakinis e dakas podem ser iluminados ou não. Como qualquer guia ou pessoa.
Suas oferendas são o arroz, a água pura, frutas, flores, incensos e danças.
Yasoha, novembro de 2015.