domingo, 7 de março de 2010

Tara - mãe salvadora e seus aspectos


Boddhisattva Tara



Emanações da TARA

A boddhisattva TARA possui 21 emanações primárias que performa diferentes atividades tais como pacificação, aumento ou diminuição de alguma necessidade ou efeito.

A Tara é o Buda feminino da Atividade Iluminada (Tib.: trinley), do qual existem 4 tipos: pacificadores, acrescentadores, dominadores e irados. Cada um desses é representado por um cor.

• Branco representa a atividade Iluminada da pacificação como superar um doença, causas de mortes repentinas e obstáculos ao sucesso na vida ou na prática de alguém.

• Amarelo representa a atividade Iluminada do acréscimo de qualidades positivas que conduzem a uma vida longa, paz, alegria e sucesso na prática do Dharma em uma pessoa.

• Vermelho representa a atividade Iluminada do poder, ou forças externas dominadoras que não podem ser domadas pelas duas primeiras atividades; como , remover obstáculos à doença, morte repentina, etc., e forçosamente acumulando condições que conduzem à prática do Dharma em uma pessoa.

• Preto representa a atividade Iluminada da Ira, que envolve usar métodos de força para se realizar atividades para o propósito de Iluminação que não podem ser conseguidos de outra maneira.

Pela prática da Tara nós podemos obter os seguintes benefícios:
• nós podemos produzir uma grande quantidade de méritos
• nós podemos evitar um renascimento sofrido na próxima vida
• nós podemos rapidamente alcançar Iluminação
• Nós recebemos iniciação de milhões de Budas • todos os nossos desejos podem ser realizados, seja
m eles sobre saúde, negócios, arranjar emprego, etc.
• nos protege de medos e perigos

Origem da TARA

No passado, há muitos anos atrás, durante a época do Buda Dundubhisvara (tib.:Buda Nga Dra),no Universo chamado das Múltiplas Luzes, vivia uma princesa cujo nome era Lua do Conhecimento de Sabedoria. Ela era uma discípula devotada e diariamente preparava várias oferendas para o Buda e sua Sangha. Eventualmente ela gerava bodhicitta, a aspiração de alcançar a Iluminação e se tornar um Buda, para poder ajudar todos os seres vivos. Alguns bhikshus vieram a sabe disto e correram até ela para tentar convencê-la para dedicartodos os seus méritos que ela havia criado para ela poder nascer como homem. A princesa rejeitou este conselho dizendo:

Aqui não há homem, não há mulher,
Não há self, nem pessoa, e nem consciência.
Rotular de "macho" ou "fêmea" não há essência,
Mas ilude o mundo de mente danosa.

E aí, ela prosseguiu para pronunciar os seguintes votos: "Existem muitos que desejam Iluminação em um corpo de homem, mas ninguem que trabalhe para o benefício dos seres sencientes em um corpo de mulher. Portanto, até que o Samsara esteja vazio, Eu devo trabalhar para o benefício dos seres sencientes em um corpo de mulher."

E a partir daquela data, a princesa se dedicou a alcançar Iluminação completa. E assim que ela alcançou seu objetivo, ela passou a ser conhecida como Tara, A Libertadora.

Existe uma estória em que Chrenzig (Kuan Yin) havia trabalhado por muito tempo para ajudar os seres sencientes, quando percebeu que ainda restava muitos seres sofrendo no Samsara mesmo depois de ter ajudado centenas de milhares. Ele começou a chorar e do poço formado por suas lágrimas surgiu um lotus e Tara apareceu do lotus, dizendo"Não se preocupe-- Eu lhe ajudarei." Assim Tara é associada com Chenrezig, como também o Buda Amitabha (ela possue uma pequena estátua do Buda Amitabha em sua coroa.)

Outras Considerações

* Aspecto Feminino (Mãe Divina)

* Mantra: OM TARE TUTARE TURE SOHA

* As principais TARAS são: Tara Amarela: Iluminação, Tara Verde: Salvação dos Aflitos, Tara Vermelha: Ensina o Poder, Tara Negra: Estado Irado

Nenhum comentário:

Postar um comentário